(35) 3713-5900 Segunda - Sexta: 07:30 - 17:30
Como escolher o tamanho ideal do imóvel?

Como escolher o tamanho ideal do imóvel?

Um dos fatores mais avaliados na hora de comprar uma nova casa é o tamanho ideal do imóvel. Para isso, é essencial analisar as necessidades de quem está interessado, com tamanho da família, hábitos diários, existência de animais, entre outros aspectos.

Isso porque, dependendo dos fatores, uma residência ampla demais pode gerar custos incompatíveis com o orçamento familiar e uma casa muito pequena prejudica a qualidade de vida dos moradores.

A aquisição de um novo lar não pode se tornar uma dor de cabeça no futuro, portanto, continue acompanhando este post para descobrir o que considerar na hora de escolher o tamanho perfeito da sua nova casa. Confira!

Perfil dos moradores

É extremamente importante que você saiba qual é o estilo de vida que vive junto com sua família. Para rotinas agitadas, em que todos costumam passar a maior parte do dia fora de casa, não há a necessidade de obter um imóvel espaçoso. O objetivo é conseguir uma casa compacta, que não dê muito trabalho para manter.

Por outro lado, se você está acostumado a receber amigos constantemente, dar festas e fazer reuniões, o melhor é conseguir uma moradia maior e capaz de comportar todas essas pessoas confortavelmente.

Tamanho da família

Outro ponto fundamental nesse processo é analisar quantas pessoas viverão com você. Está de mudança sozinho? Então, vale a pena considerar um apartamento reduzido com somente 1 quarto, como uma quitinete ou um studio. Entretanto, uma família com filhos exige o espaço e comodidade que as casas e apartamentos amplos de condomínio oferecem.

Animais de estimação

A presença de bichos de estimação também impactam diretamente na escolha do tamanho ideal do imóvel. Isso porque, o bem-estar do seu animalzinho também precisa ser considerando nesse processo.

Cães de porte grande e enérgicos, por exemplo, vivem melhor em casas com bastante espaço livre, como quintais e jardins. Já os bichos menores e mais tranquilos conseguem se adaptar bem em ambientes compactos. Uma boa dica é pesquisar do que animais com as mesmas características que o seu necessita.

Trabalho em home-office

Caso você seja um profissional autônomo e trabalhe em casa é indispensável incluir esse fator em sua decisão final. Pessoas que trabalham de home-office precisam de um espaço dedicado a isso para que consigam desenvolver seu potencial sem empecilhos. Sendo assim, considere imóveis com cômodos extras ou, pelo menos, que possibilite a adaptação de algum espaço mais isolado das áreas comuns.

Tempo de permanência

Já citamos este ponto mais acima, contudo, vale a pena ressaltá-lo. Pergunte-se por quanto tempo planeja ficar na nova residência; está se mudando temporariamente ou a aquisição é definitiva? Você passará o dia inteiro em casa ou chegará apenas para dormir?

Estas questões são relevantes, pois, facilitarão a escolha entre um apartamento pequeno ou uma casa espaçosa. Além disso, pense também a longo prazo: se viverá sozinho ou se planeja aumentar a família fará a diferença em sua decisão.

Essas são só algumas dicas de como escolher o tamanho ideal do imóvel. Você deve adicionar todas as variáveis que julgar importantes aqui, como condições financeiras, localização, entre outras. Quando for visitar determinado imóvel, não se esqueça de analisar todos os cômodos detalhadamente e verificar se tudo atende às suas expectativas.

Gostou deste artigo? Então, confira mais um de nossos conteúdos e entenda por que é vantajoso morar perto da escola do seu filho!

Deixe uma resposta

Fechar Menu