(35) 3713-5900 Segunda - Sexta: 07:30 - 17:30
O que é um imóvel na planta?

O que é um imóvel na planta?

Umas das melhores maneiras de adquirir uma casa própria é comprando um imóvel na planta. Além de garantir uma residência recém construída, os valores geralmente são mais baratos e as condições de pagamento facilitadas. Porém, antes de embarcar nesse empreendimento, é importante entender o que um é imóvel na planta.

Em suma, um imóvel na planta consiste em uma linha de crédito destinada à construção das casas e apartamentos. As pessoas interessadas em adquirir uma moradia na planta, podem iniciar o processo de compra durante qualquer fase da construção. A partir disso, a realização da obra e a compra do imóvel são coordenadas por uma entidade organizadora.

Foi com base nessas informações que elaboramos o conteúdo de hoje. Aqui, você conhecerá um pouco mais sobre os funcionamentos da compra e venda de imóveis na planta e como adquirir um nessa categoria corretamente. Continue acompanhando e confira!

Entenda com funciona essa modalidade de compra

Existem duas formas de comprar um imóvel na planta: por financiamento ou à vista. E como a segunda opção é mais incomum, falaremos sobre a compra financiada. Essa modalidade é dividida em duas etapas; a pré e pós-entrega das chaves.

Na pré-entrega, o comprador passará entre 16 e 48 meses pagando parcelas que correspondem à entrada da propriedade. Esse valor será direcionado para tocar as obras e evitar que a entrega se atrase. Portanto, as cobranças costumam incluir juros, taxas administrativas, seguro DFI — Danos Físicos ao Imóvel — e MIP — Morte e Invalidez Permanente.

Finalizada essa primeira etapa, o comprador recebe as chaves e a opção de parcelar o restante do saldo ou pagar à vista. Condição esta que pode ser definida na assinatura do contrato ou após a entrega das chaves.

Saiba como comprar um imóvel diretamente na planta

Planeje-se financeiramente

Para conseguir reunir o montante necessário e comprar um imóvel na planta, é indispensável fazer um bom planejamento financeiro. Como dissemos anteriormente, o valor de entrada exigido pode ser pago à vista ou parcelado, da mesma maneira que o restante do saldo.

Portanto, planeje-se muito bem para conseguir juntar uma quantia ideal ou adaptar-se para arcar com as mensalidades do financiamento.

Realize simulações de parcelamento

Depois de entender o que é um imóvel na planta e se organizar financeiramente para comprar um, sugerimos que consulte uma empresa especializada para realizar simulações de pagamento.

Tais companhias disponibilizam simuladores de crédito em seus sites para orientar compradores a condições de financiamento que lhes será possível. Assim, você poderá saber o quanto terá de pagar todo mês e o quanto da sua renda ficará comprometida.

Pesquise o histórico da incorporadora

Antes de fechar a compra, recomendamos fazer uma pesquisa sobre a empresa responsável pelo projeto. Pode-se verificar o histórico dela, as obras realizadas, se foram entregues no prazo, a satisfação dos antigos compradores, se a companhia é séria e prestou as devidas assistências técnicas quando solicitadas e, principalmente, se cumpriu com as obrigações combinadas.

Reúna toda a documentação necessária

Antes de dar início ao processo de compra do imóvel na planta, procure reunir todos os documentos necessários. Isso facilitará e agilizará os procedimentos burocráticos para que você consiga a residência que deseja.

Normalmente, a papelada exigida varia de organização para organização, mas existem os documentos que são comuns em todas elas. Sendo assim, procure saber quais são e junte todos eles com antecedência.

Evite comprometer grande parte da sua renda

Ao adquirir um imóvel, você estará assumindo um compromisso de longo prazo e que toma boa parte da sua renda. É por esse motivo que não é recomendado assumir financiamentos que consumam mais de 30% dos ganhos mensais.

Inicialmente, parcelas maiores que esta podem parecer fáceis de pagar, mas com o passar do tempo, as mensalidades pesarão no bolso quando somadas às despesas do dia a dia.

Entender o que é um imóvel na planta é fundamental para realizar uma boa compra nessa categoria. Vale reforçar a importância de o interessado ou o comprador pesquisar sobre empresas e construtoras de credibilidade para guiar os processos antes de fechar negócio.

E agora que você já sabe tudo sobre compra de imóveis na planta, baixe o nosso e-book e conheça nossos empreendimentos!

Deixe uma resposta

Fechar Menu