O que fazer (e não fazer) ao colocar um imóvel à venda

imóvel à venda

Colocar um imóvel à venda nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Portanto, para se ter sucesso nessa empreitada, é fundamental que você preste bastante atenção em todos os detalhes referentes ao imóvel, desde a qualidade do anúncio até a organização dos documentos. 

Com o objetivo de te ajudar a passar por esse processo sem dificuldades, elaboramos este conteúdo. Então, continue acompanhando para descobrir o que deve fazer para conseguir vender sua residência rapidamente. Confira a seguir!

Calcule bem o valor do imóvel 

Primeiramente, defina uma margem de preço razoável e evite estabelecer valores de forma emocional. Mesmo que você tenha reformado toda a casa ou apartamento, não significa que poderá subir o valor em três vezes. O preço final da construção precisa estar condizente com a média praticada no mercado. Para chegar à um número justo, a dica é pesquisar os preços dos imóveis parecidos com o seu e que também estão à venda.

Conte com o auxílio dos corretores

Eliminar os serviços de um corretor com o objetivo de economizar não é uma boa ideia. Sem a presença desse profissional, você terá que lidar com toda a parte burocrática e administrativa do processo de compra e venda do imóvel, como criar anúncios, agendar  visitas, negociar preços com interessados etc. Portanto, a menos que você saiba exatamente como gerenciar todas essas atividades, não vale a pena dispensar o auxílio de um corretor.

Deixe o imóvel em boas condições

Cuidar da estética é indispensável na hora de colocar um imóvel à venda. Você receberá muitas visitas de interessados e, para mostrar que a sua propriedade está em boas condições, mantenha os ambientes limpos e ordenados. Dessa forma, o comprador terá uma boa noção de como é o aproveitamento de espaço na moradia e ficará mais suscetível a fechar negócio. Também, conserte quaisquer problemas estruturais, como pintura descascada ou vazamentos.

Mantenha a documentação organizada

Para evitar que esse processos e torne ainda mais trabalhoso e burocrático, reúna todos os documentos necessários para a regulamentação do imóvel o quanto antes. Número de matrícula, escritura definitiva, comprovante de quitação de impostos e condomínio são alguns dos papéis mais importantes. Reformas e alterações de estrutura também devem estar devidamente documentados.

Faça um bom anúncio

Um bom visual também deve se refletir na divulgação. Independentemente do meio de comunicação escolhido para o anúncio — jornal, placas, portais de imóveis ou redes sociais —, inclua todas as informações essenciais, como tamanho da moradia, número de quartos, andar, rua, bairro, se tem elevador, entre outros dados. 

As fotos precisam ser de boa qualidade para atrair o olhar de possíveis compradores. As pessoas dificilmente entrarão em contato com anúncios incompletos, por isso, não pule essa etapa se quiser garantir uma venda rápida.

Para colocar um imóvel à venda, é crucial prestar atenção à todos esses detalhes. Vale a pena ressaltar que não é vantajoso deixar de utilizar os serviços de um corretor em prol da economia. Agora que você já sabe o que fazer na hora de vender um imóvel, confira 5 fatores que impactam na valorização de uma propriedade!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email